ago

Chegada em Pequim

A viagem rumo a Pequim durante o voo foi muito cansativa. Foram 10h no trecho São Paulo-Madrid e outras 12h Madrid-Pequim. Tudo isso muito desconfortavelmente pois o voo estava lotado, minha poltrona estava quebrada e não reclinava sequer alguns centímetros e ainda por cima tinha uma caravana de chinesas com crianças de colo que não paravam de chorar. Nunca tinha visto tanto bebê em um voo!

Chegamos cedo em Pequim, por volta de 4:30h da manhã do dia 16, e tivemos o nosso primeiro desafio na comunicação quando fomos trocar Euros pela moeda local, o Yuan Chinês. A relação está mais ou menos R$ 1,00 = 3,30 Yuan. Saindo do aeroporto, já com todas as malas, fomos pegar taxi e descobrimos que aqui em tudo você tem de pechinchar. Tava complicada a comunicação mas por fim conseguimos chegar ao hotel.

O check in do hotel começava somente as 07:00h e tivemos que esperar algum tempo pra podermos entrar no quarto. Decidimos então, mesmo exaustos da viagem, caminhar pelas redondezas e familiarizar-se com a cidade, pegamos algumas informações na recepção do hotel e deixamos agendado para depois do almoço um passeio até a muralha da China. Estávamos ansiosos!

Pequim é suntuosa, com prédios modernos em grande quantidade, ruas e avenidas espaçosas e praças largas. Também tem gente!!! No total são 24 milhões de pessoas que moram na cidade. Demos sorte, a praça da paz celestial fica a poucas quadras do hotel e conseguimos chegar lá e pudemos ter um vislumbre do que é multidão! A praça é super larga e comprida com alguns belos edíficos antigos característicos e de frente fica a entrada da Cidade Proibida. Como nosso intuíto era apenas caminhar um pouco não entramos. Amanhã iremos logo cedo!

Voltamos ao hotel para finalmente tomar um belo banho, esticar o corpo em uma cama macia (aproveitaremos agora o conforto deste lugar pois na Mongólia só acampamentos…) e esperar a hora do almoço, aliás um momento de grande expectativa pois não sabíamos o que viria pela frente. Durante nosso passeio à praça o Kolumbus comprou uma garrafa com um chá que tinha um gosto estranho… Começava amargo e finalizava doce. Daí nossa expectativa do almoço. Tinha uma certe tranquilidade pois almoçaríamos no hotel e vimos que os restaurantes eram bons, mas, quando chegou a hora eles estavam lotados e tivemos que procurar algo na rua mesmo. Depois de muito caminhar sem nada encontrar entramos em um outro hotel que era aberto ao público e tinha um buffet que parecia interessante, com pratos quentes e frios. Mas eles tacam pimenta….

Pegamos a van e fomos conhecer a Muralha da China. Ela foi justamente construída para que os Chineses se defendessem dos Mongóis. O lugar é fascinante e é difícil de imaginar como em meio a montanhas rochosas eles construiram tal estrutura… Impressiona. Ela acompanha o recorte de altas montanhas de uma floresta densa e exuberante.

Agora é tentar dormir para amanhã conhecer um pouco mais de Pequim, acostumar-se com o fuso e aguardar os voos que nos esperam do outro lado da muralha….