«

»

ago
11

Release 3 – Matéria

 

 

Crédito: Divulgação

O paramotor é uma variação do parapente
Alta | Web

Crédito: Divulgação

Márcio Aita é o atual campeão brasileiro e sul-americana de paramotor
Alta | Web

Brasileiro do paramotor participa de expedição na Mongólia

Márcio Aita Junior, campeão sul-americano da modalidade, participará da empreitada que tem como objetivo mapear os sítios paleontológicos da região

Acontece entre os dias 20 e 31 de agosto a Globe Explorer Team Mongolian 2011, uma expedição que tem como foco principal mapear algumas regiões específicas da Mongólia. O país é mundialmente conhecido como o maior sítio paleontológico do planeta, onde ainda é possível encontrar fósseis de animais pré-históricos em sua superfície. A expedição é uma mescla de campanha científica e desafio esportivo para pilotos de paramotor – uma espécie de paraglider com hélice.

A iniciativa, que foi organizada a partir da parceria entre um grupo de pilotos e cientistas, todos italianos, recrutou alguns dos principais representantes do mundo no paramotor. Entre eles, o brasileiro Márcio Aita Junior, 36, atual campeão nacional e sul-americano da modalidade.

Márcio acredita que os desafios da expedição vão começar logo que a equipe chegar a Ulaanbatar, capital da Mongólia. “Acho que teremos grandes dificuldades com as estradas e acampamentos, que serão improvisados. A alimentação e o clima também serão grandes problemas, já que não vamos ter horário certo para comer e a temperatura varia muito do dia para noite”, opina o piloto brasileiro.

A equipe, que conta com oito pilotos de paramotor, cinco motoristas off-roads, um médico, um cozinheiro e um paleontólogo, terá como meta cerca de três horas de voo diários a uma velocidade de 40km/h. “Após a captação de imagens, que pode chegar a 120km por dia, o paleontólogo que estará com a gente irá analisar todo o material”, explica Márcio.

TRAJETO

A expedição começará em Ulaanbatar e passará por regiões como o parque nacional Hustaii; Kharkorin, antiga capital de Ogodei, onde nasceu Gengis Khan; Orkhon Falls; Ongii, portal para o deserto de Gobi; Khongoryn, onde de fato encontra-se o deserto de Gobi; Bayanzag, importante sítio paleontológico do país; Mandalgovi; e finalmente retornará à capital.

O QUE É O PARAMOTOR?

O paramotor (também conhecido como powered paraglider) é uma variação do parapente (ou paraglider, em inglês). A diferença básica para o parapente é a presença de um chassi que combina motor, hélice, selete (uma espécie de acento integrado) e gaiola. Este chassi possui dois pontos de fixação com uma asa de parapente, o que permite um voo motorizado.

SITE

Para quem quiser mais informações sobre a Globe Explorer Team Mongolian 2011, ou desejar acompanhar diariamente a expedição, é só acessar o site www.aitaparamotor.com/mongolia.

Informações para a Imprensa:
André Ranieri – MTB: 63636/SP
Race Comunicação
Telefones: (11) 2548 0720 e (11) 2894 5607
Celular: (11) 9116 5008
Email: andreranieri@agenciarace.com.br
Site: www.racecomunicacao.com.br

Race Comunicação
Tel: 11 28945607 / 25480720
E-mail: agenciarace@agenciarace.com.br
Site: www.racecomunicacao.com.br
Rua Vergueiro, 875 – 4º andar
Paraíso – São Paulo – SP – CEP: 01504-001

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.


*

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>