Relato Natal Solidário 2013

Relato Natal Solidário 2013

Convidado para passar alguns dias na cidade natal dos familiares de minha esposa, eu, Márcio Aita Júnior, pude sentir na pele a triste realidade dos moradores da pequena Monteirópolis no sertão alagoano. Um local de pessoas simples e acolhedoras que tiram da terra e do pequeno comércio local o seu sustento. Com a vontade de fazer algo novo e surpreendente quando ali retornasse, aproveitei as festividades natalinas para fazer algo realmente marcante: Sobrevoar a cidade vestido de Papai Noel e entregar brinquedos às crianças locais.

 

A emoção tomou conta do nosso grupo logo na compra dos brinquedos na loja Campineira, em São Paulo. O vendedor que nos atendia notou que comprávamos uma quantidade razoável de brinquedos e perguntou pra que seria. Expliquei minhas intenções e o vendedor perguntou em qual cidade seria uma vez que ele havia partido fazia muitos anos do nordeste. Quando mencionamos que seria no Sertão de Alagoas, mais precisamente em Monteirópolis o vendedor disse que era exatamente a sua região e que lembrara imediatamente de sua infância as vezes quando diziam pra ele na escola que teria algo diferente na cidade e a ansiedade das crianças era tamanha que por dias não conseguiam dormir esperando o momento. Então derramou-se em lágrimas, me abraçou e disse: “Você não imagina o que fará com aquelas crianças”. Lágrimas escorreram do meu rosto e naquele vendedor pude perceber o tamanho deste meu gesto.

 

Enfrentamos um trânsito desumano com cerca de 2.500km de congestionamentos, temporais fortes e alagamentos em muitos trechos da BR 116. Lembro-me que Minas Gerais estava debaixo de água e a região sudeste sofria com a BR 101 interditada no trecho do Espírito Santo. No primeiro trecho foram 16h para conseguir chegar de São Paulo a Belo Horizonte, outras 08h de Belo Horizonte a Governador Valadares e depois 32h sem parar até a cidade de Monteirópolis. Chegamos na antevéspera de Natal e tínhamos muitos preparativos para esse voo…

 

Logo cedo decolei vestido de Papai Noel e acordei a cidade inteira com o som do paramotor. Logo toda cidade já estava nos quintais, ruas e praças acenando com alegria para aquilo que parecia um sonho pra eles! Um piloto em uma aeronave diferente, jamais vista por eles, vestido de Papai Noel em pleno dia 25 de dezembro acenando para todos com um sorriso no rosto! A surpresa foi geral… Eu estava com medo de divulgar e não ter brinquedo para todos pois fiz aquisição de cerca 300 brinquedos (foi o que deu pra disponibilizar na ocasião), então resolvi fazer surpresa e esperar que as crianças vissem o local de pouso e viessem. Não deu outra, de repente o campo na entrada da cidade que eu havia escolhido para decolar estava repleto de gente, curiosos para verem a máquina voadora sem saberem o que aconteceria… Organizamos a fila de meninos e meninas e começamos a entrega… Cerca de 180 crianças receberam os presentes das mãos do Papai Noel, outras tantas descobriram onde estávamos hospedados e foram circular ao redor da casa para receber presentes e o que sobrou demos para que professoras do ensino público local distribuíssem aos mais necessitados!

Eu pensava que iria fazer uma caridade aquelas crianças mas quem acabou recebendo o presente fui eu mesmo, a alegria estampada no rosto de cada uma delas. Valeu a pena trocar o peru, chester, tender e toda a fartura dos natais que conhecia pela simplicidade de espalhar a alegria fazendo o que mais gosto, VOAR DE PARAMOTOR!!!!